Com toda a infraestrutura necessária para atendimentos de urgência e emergência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Caetano tem se tornado referência para o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e perfuração por arma branca ou de fogo, realizando mais de 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto de 2022.
Por se tratar de uma UPA tipo I, na unidade do Governo da Bahia gerida pela Fundação Fabamed, o paciente recebe todo os primeiros atendimentos, que garantem a estabilização do quadro. “Nossa sala vermelha tem todo o aparato técnico: monitores, respiradores e todas as drogas que a gente precisa para dar o atendimento ao paciente emergencial. Estabilizamos esse quadro e encaminhamos, através do protocolo com Serviço Móvel de Urgência (SAMU), esses pacientes são rapidamente removidos para os hospitais de referência. Então, a gente tem condição de dar o suporte de primeiro atendimento para esses pacientes que chegam com o quadro mais grave”, explica a diretora médica da unidade, Adriana Racobaldo.
 

Mais de 23 mil atendimentos

No período de janeiro a agosto, foram 23.702 pacientes atendidos, 54.998 exames laboratoriais realizados, além da realização de 591 pequenas cirurgias.
A unidade de Pronto Atendimento de São Caetano funciona 24 horas durante todos os dias do ano, oferecendo atendimento adulto e pediátrico. A equipe multiprofissional conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionista e equipe administrativa e de apoio.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *