Popularmente conhecida como infecção generalizada, a sepse tem alto potencial nocivo, podendo levar a morte em poucas horas. Dados da Sociedade Brasileira de Infectologia mostram que o problema mata cerca de 240 mil brasileiros por ano, sendo uma das principais causas de óbitos dentro dos hospitais.
Tendo a prevenção como principal aliada, a equipe gestora do Hospital Municipal de Madre de Deus Dr. Eduardo Ribeiro, unidade gerida pela Fabamed, realizou, na última quarta-feira (14), uma campanha educativa sobre a questão. Na data, quando é comemorado o Dia Mundial da Sepse, o encontro promoveu a conscientização sobre o problema de saúde pública, estimulando ações que melhorem a identificação e o tratamento.
Diretora administrativa da unidade, Fernanda Jordão explica que a ação foi ministrada pelo médico plantonista Thiago Rodrigues, e contou ainda com a distribuição de panfletos informativos. “Sendo abordado conceitos, sinais e sintomas, detecção precoce e manejo da sepse. Na ocasião, também foram entregues material informativo para toda a equipe”, disse.

Origem 

De acordo com o Ministério da Saúde a infecção causada pela sepse pode ter origem bacteriana, fúngica, viral, parasitária ou por protozoários. Como a doença pode se espalhar rapidamente pelo organismo, as primeiras horas de tratamento são consideradas cruciais para o controle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *