O mês de novembro foi escolhido para trazer à tona as discussões sobre a prematuridade. Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a seis ocorrências a cada dez minutos. Com o objetivo de garantir o devido preparo e atualização dos conhecimentos da equipe multidisciplinar, a maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, unidade do Governo da Bahia gerida pela Fabamed, promoveu uma programação voltada para a equipe técnica, onde se discutiu as causas e formas de cuidado de bebês prematuros.

A ação foi organizada pela equipe da Comissão de Humanização e CCIH, e promoveu uma série de palestras ministradas pelo pediatra Ítalo Bruno e pela equipe de enfermagem das Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa). “Novembro roxo é o mês da prematuridade, sendo a temática uma questão de saúde pública. Por isso, investimos na preparação da equipe multidisciplinar que acompanha, diariamente, mães e bebês recém-nascidos em nossa unidade”, destacou a coordenadora assistencial da maternidade, Roberta Lemos.

Uma equipe bem treinada pode ser o diferencial entre a vida e a morte de um bebê prematuro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), práticas corretas se mostraram eficazes da melhora dos índices de sobrevivência e saúde de bebês nascidos precocemente, que são aqueles que nascem antes de completar 37 semanas de gravidez, ou os que possuem menos de 2,5 kg.

Tecnologia, preparo e cuidado

Além do treinamento constante da equipe, a Maternidade Frei Justo vem investindo na humanização do atendimento e tecnologia de última geração para garantir um ambiente acolhedor e seguro para mães e bebês. Na área destinada aos recém-nascidos, incubadoras de última geração garantem o conforto e o tratamento eficaz que os pequenos necessitam após o nascimento precoce.

O local também possui 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. Além disso, o espaço também conta com serviços de urgência e emergência, exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

A unidade contou com investimento do Governo do Estado de R$ 17 milhões entre obras e equipamentos, e se tornou referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina, oferecendo tratamento humanizado a gestantes de alto risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *