A Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, recebeu com festa o primeiro bebê de 2023. Nascido na madrugada de segunda-feira (2), Ravi Almeida Silva veio ao mundo às 00h18, pesando 3,590 kg. Filho de Ana Carolina Almeida da Silva, o primeiro sebraense do ano nasceu via parto normal humanizado, e contou com todo o acolhimento da equipe multidisciplinar da maternidade, que iniciou as orientações sobre os cuidados no pós-parto e a importância da amamentação.

Nutricionista da unidade, Senize Braga ressalta que, após o nascimento, a equipe de nutrição inicia o trabalho de conscientização com as puérperas sobre a importância do aleitamento exclusivo. “Na Maternidade Frei Justo estimulamos o aleitamento na primeira hora de vida e contamos com com uma equipe preparada para auxiliar e estimular o aleitamento durante o internamento. O aleitamento materno reduz em até 15% a mortalidade até os cinco anos de vida, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, colesterol alto, dentre outros benefícios. São ganhos duradouros que se refletem ao longo de toda a vida”, destaca.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, a amamentação exclusiva alcança apenas 45,8% dos bebês nos primeiros meses de vida. Coordenadora de obstetrícia da maternidade, a médica Sara Lelis destaca que, o leite materno fortalece o sistema imunológico do bebê, além de reduzir os riscos de obesidade e desenvolvimento de diabetes.

Cuidado especializado

A unidade é referência para tratamento de gestantes de alto risco, recebendo pacientes de Seabra e mais de 11 municípios da região da Chapada Diamantina. No local, são oferecidos 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. Além disso, o espaço também conta com serviços de urgência e emergência, exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *