Os cuidados imediatos prestados ao recém-nascido são essenciais e profissionais capacitados refletem de maneira positiva na assistência.

Buscando ampliar essa assistência, aliada à qualidade e humanização, a direção da Maternidade Frei Justo Venture – Unidade 100% SUS do Governo da Bahia, com gestão Fabamed – promoveu nesta segunda-feira, 27, mais uma capacitação, desta vez, abordando a temática: ‘Práticas assistenciais ao recém-nascido de alto risco em sala de parto’.

Dra. Juciane Guimarães, gerente de Educação Permanente, responsável pelo curso, destacou  que o objetivo da capacitação foi atualizar os conhecimentos da equipe e    intensificar o cuidado aos recém-nascidos.

“É essencial garantir que os recém-nascidos de alto risco recebam os melhores cuidados possíveis e o governo da Bahia  tem investido  na assistência materno-infantil para assegurar às futuras mamães um ambiente acolhedor e seguro. Alinhado a  esse pensamento  do Governo da Bahia,  a  direção da Fabamed mantém o olhar voltado para o atendimento eficiente, então,  tem buscado  investir na qualificação das práticas de gestão com capacitações porque a  atenção ao recém-nascido precisa  oferecer as melhores práticas de manuseio, considerando suas características fisiológicas e a necessidade de  proteger e prevenir possíveis sequelas nas áreas do desenvolvimento motor, afetivo e sensorial”, destacou.

A capacitação voltada para a equipe de enfermagem  contou também  com a participação de dona Hilda Rosa dos Santos, 84 anos, conhecida no município de Seabra por realizar mais de 5 mil partos em seus mais de 50 anos atuando como parteira.

“Quero agradecer a participação e envolvimento de todos, em especial, de dona Hilda Rosa que através de seus relatos, compartilhou conosco os desafios enfrentados quando precisava acessar a zona rural, cruzando rios e serras para atender a população de Seabra e região; a exemplo do parto que fez de quadrigêmeos, quando a parturiente acreditava se tratar de uma gestação gemelar.  São tantos os relatos de dona Hilda que sua história deveria ser registrada em um livro”, disse Juciane Guimarães, enfermeira, mestra e doutora ICS/UFBA.

A coordenadora de enfermagem da maternidade, Roberta Lemos, avaliou a capacitação como positiva e na ocasião,  apresentou os setores da Unidade  a dona Hilda que ficou impressionada com a infraestrutura e qualidade da maternidade.

“Essa capacitação veio pra somar porque precisamos estar mais capacitados para realizarmos bem nossas funções”, avaliou.

O final do curso foi coroado com o reconhecimento de uma pupila de D. Hilda – a técnica de enfermagem Luzilande Rosa de Oliveira – que desde os 12 anos de idade, presenciando a chegada da parteira em residência de seus familiares, sonhou em um dia, trabalhar numa maternidade.

O exemplo de dona Hilda foi seguido por sua filha Roseneide Santos, hoje,  técnica de enfermagem que  trabalha na Maternidade Frei justo prestando assistência de enfermagem no centro cirúrgico obstétrico.

Maternidade Frei Justo – A unidade é referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina: Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares. Possui 35 leitos, distribuídos entre obstétricos (12), gestação de alto risco (8) e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. As puérperas têm  acesso a serviços de urgência e emergência, além de exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *