Colaboradores do 16° Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy participaram do 1º encontro de Unidades Notificantes de doadores de córneas promovido pelo Banco de Olhos da Bahia – Central Estadual de Transplantes Bahia / Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

A diretora da Unidade Zorilmar Teixeira destaca a importância do encontro: “A doação de órgãos no Brasil ainda gera muitas dúvidas e é um tema cercado de mitos e dúvidas, então, precisamos estar bem informados e conscientizar as pessoas deste ato tão nobre que é a doação de órgãos.  Com o ato de doar é possível proporcionar mais bem-estar e alegria para outras pessoas que aguardam um órgão. Precisamos fazer parte dessa corrente do bem com a doação de órgãos, avise sua família”, solicitou a diretora.

Para a coordenadora do Serviço Social, Gladys Amorim, a capacitação foi bastante positiva. “Nós profissionais precisamos nos manter capacitados para dar resolutividade nas demandas da Saúde e quando recebemos treinamento sobre algo tão nobre, como a doação, é ainda mais gratificante; lembrando que para ser doador, basta avisar sua família que você deseja ser doador. Essa atitude pode salvar muitas vidas e recuperar a visão de alguém”, informou.

Transplante de córnea: como funciona

O transplante de córnea é uma cirurgia em que a córnea alterada é removida e substituída pela córnea normal do doador. A retirada do globo ocular é realizada com técnica que não deixa vestígios, ou seja, a doação não modifica a aparência do doador. Na Bahia, cerca de 90% dos transplantes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em caso de úlcera de córnea perfurada, pode haver necessidade de transplante em caráter de urgência. Traumas causados por objetos pontiagudos, queimaduras por produtos químicos e outras lesões podem colocar qualquer pessoa na fila do transplante a qualquer momento. Muitas pessoas já estão na fila devido a doenças como ceratocone e leucoma. A fila do transplante de córnea é gerenciada pelo Ministério da Saúde. Qualquer pessoa entre dois e 70 anos pode ser doador de córnea. Apenas a família pode autorizar a doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *