A introdução e o posicionamento inadequado de uma sonda nasotenral em pacientes pode levar a graves complicações, por isso, os cuidados com a sonda são imprescindíveis, e devem ser muito bem compreendidos pelos profissionais da saúde.

Visando possibilitar ao paciente assistência mais segura, com menores riscos de eventos adversos e atualizar os conhecimentos da equipe, a direção da Unidade de pronto Atendimento de São Caetano promoveu um treinamento sobre a passagem de sonda nasoenteral, em paciente da sala vermelha, com enfermeiros do programa primeiro emprego.

Dra. Juciane Guimarães, gerente da Educação Permanente e orientadora do curso, destaca que ‘cuidar de pacientes é uma tarefa que requer uma atenção especial. Devido ao estado de saúde, essas pessoas, na maioria dos casos, encontram-se debilitadas e precisam de apoio, paciência e profissionais capacitados onde os cuidados com a higiene, alimentação são fundamentais para evitar problemas que podem surgir durante o tratamento’.

“Hoje abordei com a equipe a a passagem da sonda nasoenteral a qual consiste em uma sonda colocada pelo nariz até o estômago ou intestino.  A Nutrição via sonda nasoenteral é realizada quando o paciente não consegue deglutir. Ele tem um suporte nutricional de extrema importância e é conhecida como fator definitivo na recuperação de doentes, devido ao aumento da prevalência de doenças crônicas na população, especialmente nos idosos, pois permite o aporte de nutrientes. O procedimento é simples, mas os profissionais devem estar capacitados sobre como funciona o procedimento, daí a importância de nossos treinamentos”, garantiu.

Dra. Juciane sinaliza ainda que ‘um dos procedimentos para se certificar sobre o posicionamento correto da sonda, é a realização do RX. “Hoje mais uma vez deixamos os profissionais mais capacitados,  Raul Nascimento, técnico  de RX,  por exemplo, realizou o procedimento que ocorreu com sucesso”, concluiu.

Para a enfermeira da Unidade Celma Patrícia Araújo os treinamentos são válidos e contribuem para a recuperação dos pacientes. “Mais uma vez, agradecemos os treinamentos que são realizados aqui na UPA, eles refletem de maneira satisfatória na qualidade da assistência e consequentemente na recuperação da saúde de nossos pacientes, gratidão”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *