Nesta segunda –feira, 28, aconteceu no 16º Centro de Saúde mais um Encontro de Unidades Notificantes de Possíveis Doadores de Córnea. O evento promovido pelo Banco de Olhos da Bahia, Central Estadual de Transplantes Bahia e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia abordou com os participantes um panorama das doações de córnea no estado e as estratégias pensadas que visam zerar a fila de espera por um transplante de córnea, que hoje é uma das maiores do Brasil.

Marli Souza Nascimento coordenadora da Educação permanente do Banco de Olhos da Bahia sinaliza que é preciso uma divulgação e envolvimento de todos quando o assunto é a doação de órgãos.

“O evento têm o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde quanto a importância da notificação dos óbitos viáveis para Doação de Córnea. Atualmente na Bahia, há 1.217 pessoas aguardando por Transplante de Córnea e cada doação devolve a visão à DUAS pessoas que esperam na Fila a chance de voltar a enxergar. Diga SIM a Doação porque Daqui Só Se Leva o Amor”, ressaltou.

A enfermeira do 16º Centro Amanda Gama destaca a importância desses Encontros.

“Essa ação é de grande relevância, porque buscamos conscientizar a população para a importância da doação de córneas, ajudando quem está aguardando na fila de transplantes”.

Doador – Para ser doador de órgãos basta conversar com os familiares e se declarar doador ainda em vida porque para que a doação aconteça, é necessária a autorização dos familiares após a constatação da morte encefálica do paciente. Importante destacar que todos os pacientes são selecionados por compatibilidade do doador. O procedimento é feito por um processo seguro que impede qualquer tipo de crime ou corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *