O 16° Centro e Saúde Maria da Conceição Santiago Imbassahy, é um exemplo prático de como as instituições de saúde e hospitais podem ser mais transparentes e garantir cada vez mais segurança a seus pacientes e profissionais.

Com o olhar voltado para uma assistência de qualidade, a direção da Unidade está realizando de 03 a 06 de abril, oficinas com temas voltados para Segurança do Paciente, envolvendo todos os colaboradores da instituição.

Theofanio Neto, enfermeiro da Qualidade destaca que quando o paciente chega a uma Unidade de Saúde é preciso ter o cuidado de preservar seu bem-estar e evitar riscos no período em que receberá os cuidados necessários.

“Dia 1° de abril deste ano, o Programa Nacional de Segurança do Paciente completou 10 anos, deste modo, nós estamos com uma semana voltada para a comemoração e ao mesmo tempo intensificando as ações da Unidade, afim de oferecer um cuidado seguro aos nossos pacientes. Nós profissionais de saúde devemos conhecer nossos pacientes para que possamos desenvolver ações com mais qualidade e segurança, evitando acidentes e lesões. Devemos intensificar as informações de como manter a segurança do paciente e promover o restabelecimento da saúde de cada um”.

ENTENDA – A Segurança do Paciente refere-se à redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Os danos podem ser de vários tipos, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, incapacidade e morte. Por outro lado, os incidentes de segurança são eventos ou circunstâncias que poderiam ter resultado, ou resultaram, em dano desnecessário ao paciente. Alinhado às iniciativas da OMS, o Ministério da Saúde publicou a Portaria GM nº 529, de 01/4/2013, instituindo o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

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