Contar com uma boa limpeza no ambiente hospitalar é fundamental para garantir a saúde e controlar a proliferação de doenças. Portanto, para que uma Unidade de Saúde esteja sempre limpa, organizada, sem oferecer riscos à saúde das pessoas, é necessário que os serviços de limpeza sejam executados por profissionais qualificados, além do uso dos produtos e equipamentos desenvolvidos para esta finalidade.

Com o objetivo de manter a qualidade nos serviços, a direção da Fabamed promoveu nos dias 05 e 06 de abril na Maternidade Frei justo Venture, município de Seabra, uma capacitação para a equipe de higienização, liderada pelo supervisor Giovanni Souza Portela, sob orientação de Dra. Juciane Guimarães gerente de Educação Permanente.

Giovanni Portela destaca que a higienização hospitalar diz respeito a todas as técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização utilizadas em todos os ambientes. Diferentes procedimentos são utilizados de acordo com o risco de infecção do ambiente (centro cirúrgico, UTIs, enfermarias, ambulatórios, áreas administrativas, etc).

“Para oferecer boas condições de trabalho aos profissionais e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação de quem utiliza os serviços de saúde, é essencial um ambiente limpo e seguro, Sendo assim, a higienização é de fundamental importância no processo de desenvolvimento de controle de infecção hospitalar. E em todo esse processo, através das capacitações conseguimos atualizar os conhecimentos da nossa equipe e manter o ambiente seguro”.

Durante o treinamento foram abordados assuntos pertinentes a manutenção e higienização da unidade e ainda:  Descarte correto de resíduos (comum e infectante), adorno zero, sigilo profissional, acidente de trabalho, além de exibição de vídeo com a demonstração dos procedimentos corretos da higienização.

Importante destacar que uma limpeza eficiente depende da adequada capacitação da equipe que atua na área. “Treinar o colaborador ajuda na execução correta de suas atividades,  uso adequado  dos produtos e equipamentos de limpeza. Em consequência disso, há uma maior segurança no trabalho e uma maior eficiência no processo de higienização realizado pela equipe”, concluiu Portela.

 

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