O Pronto Atendimento (PA) Maria Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador – administrado pela Fabamed- recebeu o ‘selo ouro’ do ‘Protocolo IAM’ após cumprir um simulado surpresa para acolhimento de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. O projeto implementado pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) avalia todos os setores responsáveis pelo fluxo assistencial, como triagem, consultórios e procedimentos.

José Saturnino Rodrigues presidente da Fundação, ressalta que “o trabalho da Fabamed sempre será focado na assistência de qualidade. “Trabalhamos para oferecer serviços mais qualificados e com uma equipe capacitada, o que reflete no restabelecimento da saúde de nossos pacientes”, afirma.

A adesão integral ao processo envolve uma iniciativa de melhoria da qualidade geral do cuidado prestado aos pacientes com ataque cardíaco no PA. “Cumprimos, dentro da expectativa, protocolos padronizados, dentre eles tempo de atendimento e taxa de mortalidade, para salvar mais vidas. Essa técnica nos permite avaliar nosso desempenho no atendimento específico, aperfeiçoando fluxos e técnicas constantemente ”, explica a administradora do PA Maria Conceição Imbassahy, Zorilmar Teixeira.

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma emergência médica e o Protocolo Gerenciado de IAM tem como foco principal agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes que chegam à unidade. Ele é causado por uma obstrução de uma das artérias coronárias, que nutre o próprio músculo do coração.

Quando a obstrução é total, o infarto tende a comprometer toda a espessura do músculo cardíaco, gerando alterações características ao eletrocardiograma.  A cada minuto que o músculo passa sem receber oxigênio, suas células entram em sofrimento (isquemia) e, se nada for feito para abrir a artéria, o processo culmina com a morte (necrose) de parte do músculo cardíaco, caracterizando no infarto agudo do miocárdio.

Mais informações: wwwcorreios25horas.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *