Visando capacitar os profissionais de saúde para a nutrição de pacientes com necessidades de dieta administrada via sonda, a direção da Fabamed, através do Hospital Municipal de Simões Filho promoveu, nesta quarta-feira, 26, capacitações com o tema: terapia nutricional enteral ministrada por Dra. Juciane Guimarães, gerente de Educação Permanente e Segurança do paciente, abordada pela coordenadora de enfermagem da unidade, Estelita Cruz.

Dra. Juciane explicou que durante o treinamento foram tratados, de forma prática e didática, temas referentes à colocação da sonda, instalação da dieta, entre outros. Ela afirmou que a participação dos profissionais é necessária, pois eles lidam diretamente com os pacientes em uso da terapia de nutrição enteral.

“A terapia nutricional enteral (TNE) se refere à provisão de nutrientes via trato digestório, por meio de uma sonda ou cateter, quando a quantidade de ingestão oral é inadequada ou impossibilitada. Em certas circunstâncias, a nutrição enteral pode incluir o uso de fórmulas, como suplementação oral ou como via exclusiva de alimentação”.

Estelita Cruz sinaliza que ‘cuidar de pacientes é uma tarefa que requer uma atenção especial. Devido ao estado de saúde, essas pessoas, na maioria dos casos, encontram-se debilitadas e precisam de apoio, paciência e profissionais capacitados onde os cuidados com a higiene, alimentação são fundamentais para evitar problemas que podem surgir durante o tratamento’.

“O objetivo das orientações sobre a segurança do paciente é focar nas estratégias a fim de reduzir ao mínimo os riscos e possíveis danos, desde a admissão até a saída dos pacientes da unidade hospitalar. É preciso entender que a segurança do paciente é iniciada no momento em que ele dá entrada no hospital e tem seu cadastro realizado. O segundo passo é garantir que o prontuário do paciente seja claro, legível e coerente, ter atenção para toda a cadeia medicamentosa é o terceiro passo para que se garanta que o paciente esteja sendo tratado de forma segura, entre outras medidas”, afirmou a coordenadora.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *