Nesta sexta-feira (05), data em que é comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, o Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, apostou na educação como ferramenta de conscientização. O simples ato de higienizar as mãos de forma correta pode reduzir, drasticamente, o risco de transmissões cruzadas de microorganismos como vírus e bactéricas, podendo prevenir infecções e contaminações, situações que ganham ainda mais proporção quando se trata de ambiente hospitalar.

 

Pensando nisso, durante todo o dia, a unidade do Governo da Bahia gerida pela Fundação Fabamed realizou, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a ação “Mãos Limpas, Paciente Seguro”, que mostrou que a higiene correta das mãos e o uso adequado das luvas de proteção podem minimizar riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

 

Coordenadora do SCIH, Elaine Públio explicou que a ação focou na conscientização dos profissionais de saúde, esclarecendo dúvidas e investindo na preparação da equipe multidisciplinar da unidade. “Pedimos aos profissionais que falassem um pouco sobre o conhecimento que eles tem sobre quando utilizar e quando não utilizar as luvas. Após os relatos dos profissionais, explicamos sobre os momentos exatos para a utilização das luvas estéreis e as de procedimento, bem como os momentos que não há indicação do uso das luvas”, relatou.

 

No encontro, a coordenadora também reforçou que o uso das luvas não substitui a necessidade da higienização correta das mãos. “A correta higiene das mãos salva milhões de vida em todo o mundo. Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde ( OMS) estabeleceu a data de 05 de maio como o Dia Mundial da Higiene das Mãos”, pontuou.

 

Atendimento de excelência  OHRC tem perfil assistencial de hospital geral, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em diversas áreas como traumato-ortopedia e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias. A unidade é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *