Nesta segunda-feira, 29, a equipe da  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH),  do Hospital Riverside promoveu a ação: “Mãos limpas, paciente seguro”, abordando na prática:   5 momentos da higienização das mãos com a equipe assistencial,  bem como nas enfermarias, orientando os familiares e acompanhantes.

De acordo com a enfermeira da SCIH, Aline Mendes, a  ação, incentiva os colaboradores do hospital a adotar a estratégia multimodal da higienização das mãos nos cinco momentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que a prática é uma das principais formas de prevenir a disseminação de doenças e garantir a segurança dos pacientes.

“Nosso principal objetivo é garantir que a higienização das mãos seja praticada de forma efetiva, com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), visando à segurança do paciente e de todos aqueles envolvidos nos cuidados aos pacientes” afirma a enfermeira .

Aline detalha, ainda, quais os cinco momentos específicos orientados pela OMS: antes do contato com o paciente, antes da realização do procedimento asséptico, após risco de exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com as áreas próximas ao paciente. “Esses momentos são essenciais para garantir a quebra da transmissão de micro-organismos que podem ser encontrados nas mãos dos profissionais”, concluiu.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *