A Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na área de Saúde – Fabamed tem intensificado a qualificação dos seus profissionais através de capacitações pontuais. Nesta terça-feira, 11, por exemplo, profissionais do Hospital Municipal Senhora Santana, no município de Cansanção, participaram de um treinamento sobre Classificação de Risco.

Vale destacar que no hospital, a organização de atendimento aos pacientes tem como prioridade garantir o atendimento humanizado que é estabelecida pelo Protocolo Estadual de Classificação de Risco, utilizado para acolher e classificar o risco dos pacientes. Essa ferramenta tem como finalidade priorizar a assistência médica por potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento, de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelos pacientes.

Para a técnica de enfermagem Maria Raimunda Dias o treinamento foi positivo e bem avaliado pelos participantes:

“Nós aqui do Hospital Senhora Santana ficamos felizes em saber que a Fabamed tem esse olhar voltado também para a qualificação profissional e os treinamentos são de suma importância para que possamos nos manter capacitados, o que reflete de maneira positiva na assistência aos nossos pacientes. E o tema abordado hoje: a Classificação de Risco foi excelente porque fazer uma avaliação inicial do paciente e determinar a necessidade de um atendimento mais urgente, é fator determinante e permite saber a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações”, destacou a técnica.

O treinamento ocorreu em dois turnos e foi ministrado pela gerente de Educação Permanente da Fabamed, Juciane Guimarães, com o objetivo de atualizar os conhecimentos da equipe da emergência, visando estratificar o atendimento ao paciente por prioridade, considerando o quadro clínico e a gravidade.

Participaram também do treinamento o diretor administrativo da Unidade Macilio Reise e a coordenadora de enfermagem Raesa Andrade.

Na aula do turno matutino participaram dos agentes de saúde, na Câmara Municipal, os quais fizeram uma excelente avaliação, e na ocasião ,
elogiaram muito a iniciativa e o alcance das aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *