Há quase duas semanas, a dona de casa Jersonita Brito, de 61 anos, não via o sol se pondo entre as águas da baía de Todos-os-Santos – um dos seus programas favoritos antes de ser internada para tratar complicações causadas por uma insuficiência respiratória.

 

Mas, com a ajuda dos profissionais do Hospital Estadual 2 de Julho, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia gerida pela Fundação Fabameb, os olhos de Jersonita puderam voltar a contemplar o espetáculo da natureza.

 

“Quando estamos internados por muito tempo, não vemos a luz do dia e, mesmo ainda estando debilitada, poder contemplar a natureza é maravilhoso. Isso foi um presente inexplicável”, comemora a dona de casa com os olhos marejados.

Para tornar possível o desejo de Jersonita e de tantos outros pacientes, o Hospital 2 de Julho tem investido, cada vez mais, na humanização do cuidado, preconizando o bem-estar do paciente. Coordenador de fisioterapia da unidade, Fabio Sales destaca que, apesar de simples, a ações como essa trazem inúmeros benefícios para o paciente, como a reabilitação biopsicossocial e a promoção da autonomia.

“Durante uma conversa, a paciente em questão relatou que gostava de imaginar que estava vendo o pôr do sol e ouvindo o barulho do mar e isso fazia com que ela se sentisse melhor e mais calma. Existem fatores psicossociais que contribuem diretamente com essa melhora e nós, quanto profissionais, precisamos estar atentos a eles, fazendo o que está ao nosso alcance para propiciar momentos como esse, que nesse caso, levou a uma melhora momentânea no quadro respiratório da paciente”, explica.

Mais saúde

Desde o início de agosto, o Hospital Estadual 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, ampliou seu espectro de atuação, tendo seus 246 leitos, sendo 70 de UTI, colocados progressivamente à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e acolhendo pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica, que correspondem a maior demanda de solicitações feitas à Central Estadual de Regulação.

 

A unidade passou a contar com mais de 900 profissionais entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional, sendo gerida pela Fundação Fabamed, após processo de seleção pública da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Dentre as especialidades médicas à disposição dos pacientes internados, estão cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. Além de equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *