A quinta-feira (17) começou de uma maneira diferente no Hospital Estadual 2 de Julho, no bairro da Barra, em Salvador. A unidade da Secretaria da Saúde da Bahia gerida pela Fundação Fabamed recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, e do vice-governador, Geraldo Júnior.

No início de agosto, o governador determinou que o Hospital Estadual 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, ampliasse seu espectro de atuação, tendo seus leitos colocados progressivamente à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e acolhendo pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica, que correspondem a maior demanda de solicitações feitas à Central Estadual de Regulação. Atualmente, a unidade possui 100 leitos ativos.

Com mais de R$ 122 milhões de investimentos do Governo do Estado, a unidade segue aprimorando suas instalações e, segundo o governado, ao fim das intervenções, deve passar a contar com mais 146 leitos, somando um total de 246 leitos, dos quais 70 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O porte vai proporcionar a ampliação do atendimento, aumentando a capacidade para até 1.900 pacientes por mês. “Nossa expectativa é que até setembro, no máximo início de outubro, este hospital esteja funcionando com a carga máxima”, afirmou.

Presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues destacou a assistência de excelência oferecida pela unidade. “A nossa filosofia de gestão busca a melhoria contínua, pois os usuários do SUS tem que ter sempre a excelência nos serviços prestados. E é isso que buscamos em todas as unidades geridas pela Fabamed”, pontuou.

Durante a visita, Roberta Santana lembrou a importância do atendimento humanizado preconizado. “Vamos poder assistir e oferecer aos pacientes em plena recuperação, uma vista para o mar, e este ambiente agradável, para facilitar e ajude na recuperação do paciente, associado a uma boa assistência, a gente conseguirá que ele volte para casa mais feliz, saudável e possa ter o retorno ao convívio com a família”, afirmou a secretária da Saúde.

Impacto positivo na Central Estadual de Regulação

Diretor médico da unidade, Roque Aras explica que o hospital assumiu um novo perfil de atendimento e, em 15 dias de funcionamento, já ajudou a dar vazão aos pacientes que aguardavam por um leito através da Central Estadual de Regulação.

“Tem sido um grande aparelho de grande importância para a saúde pública da Bahia. Hoje nós temos em torno de 100 pacientes internados em estado grave, além de mais de 40 leitos de UTI em funcionamento e outras unidades de enfermaria. A proposta desse hospital é essencialmente a clínica médica, a medicina interna. Então o paciente com quadros cardiovasculares e diabetes, por exemplo, serão transferidos para este hospital, que só funciona com regulação, é um aparelho de grande importância para saúde pública da nossa população”, explicou.

Desde que a Fabamed assumiu a gestão do Hospital Estadual 2 de Julho, após processo de seleção pública da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a unidade passou a contar com mais de 900 profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional.

Dentre as especialidades médicas à disposição dos pacientes internados, estão cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. Além de equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

 

Fotos: SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *