O mês de outubro chegou ao fim, mas deixou um legado de informação no Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim. Durante todo o mês, em alusão ao Outubro Rosa, os profissionais da unidade no centro-norte baiano, gerida pela Fundação Fabamed, reforçaram a informação sobre a necessidade de um diagnóstico precoce do câncer de mama – fator que aumenta consideravelmente as chances de cura. 

Para conscientizar a população, foram realizadas uma série de ações educativas com pacientes, acompanhantes e colaboradoras, focando na necessidade do acompanhamento médico e hábitos de vida saudáveis. 

Diretor da unidade, Sérgio França destaca que a ação educativa rendeu frutos positivos. “Foi uma iniciativa muito enriquecedora, onde pudemos ter a presença de uma ex-paciente que enfrentou um câncer de mama e conseguiu superar a doença”, conta. Além das palestras, o mês do Outubro Rosa no Dom Monteiro também contou com sorteio de brindes e café da manhã integrativo. 

Sob a gestão da Fabamed desde 2022, o Hospital Dom Antônio Monteiro vem investindo para qualificar o atendimento oferecido para toda a região. Em maio desse ano, um contrato assinado entre a gestora e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) assegurou a ampliação dos investimentos estaduais na unidade através da aplicação de R$ 1,2 milhão na realização de 828 cirurgias. Ao todo, Governo do Estado passou a aplicar mais de R$ 6,1 milhões por ano em serviços contratados com o hospital, por meio da gestão Fabamed.

*Mamografia: quando fazer*

Uma das principais dúvidas das mulheres é quando começar a fazer a mamografia. O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Já para mulheres abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para pacientes com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade. 

Pensando nisso, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado, disponibilizou, ao longo do mês de outubro, mais de 24 mil vagas para realização de mamografia, além de 4.500 para consultas com mastologista e ginecologista em todo Estado. 

A Bahia é referência nacional no rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nos últimos dez anos, o Estado realizou 3.384.408 exames de mamografia. Somente as 25 novas Policlínicas Regionais implantadas recentemente já realizaram 283 mil exames.

Outra estratégia consolidada no rastreamento do câncer de mama é a estratégia itinerante. Na última década, as unidades móveis da Sesab estiveram nos 417 municípios baianos, tendo realizado cerca de 1 milhão de mamografias bilaterais e 82 mil ultrassonografias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *