Com apenas um dia de vida, o pequeno Gael Souza já tomou sua primeira vacina. Nascido na Maternidade Frei Justo Venture, o mais novo seabrense encontrou na unidade da Secretaria de Saúde da Bahia gerida pela Fundação Fabamed toda estrutura que precisava para dar início a sua imunização.

Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), ao nascer, os bebês precisam receber as vacinas da BCG, que previne formas graves da Tuberculose, e a 1ª dose do imunizante que combate a Hepatite B, dando início ao calendário vacinal que terá seguimento por toda a vida.

“A indicação do PNI é para que essas duas vacinas sejam aplicadas ao nascer. Entretanto essa ainda não é uma realidade factível para todos os municípios”, pondera o pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e sanitarista na Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, Ramon Saavedra.

Para a alegria de Maria Souza, Gael veio ao mundo em uma maternidade com infraestrutura de última geração e com atendimento humanizado, que dispõe de uma sala de vacinação equipada para armazenar e aplicar os imunizantes que devem ser ofertados aos bebês.

Coordenadora assistencial da Frei Justo, Bianca Ariani explica que os imunizantes são aplicados com a agilidade recomendada, com o intuito de estimular a resposta imunológica dos bebês e, consequentemente, prevenir doenças.

“Aqui na Frei Justo os bebês só têm alta após essa vacinação ser realizada, eles já saem imunizados contra essas duas doenças. Além disso, as mães recebem toda a orientação sobre a importância de manter o calendário dos pequenos atualizado”, completa. Em 2022, a Bahia atingiu a taxa de 86% para a imunização com a BCG 78% para a Hepatite B em crianças até 30 dias. A meta é alcançar 95% do público-alvo.

Proteção necessária

A exigência da aplicação da BGC e do imunizante que combate a tuberculose já nas primeiras horas de vida do bebê não é em vão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que a BCG previna mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. Em 2022, o Brasil contabilizou 2,7 mil casos da doença em menores de 15 anos, sendo que crianças de até 4 anos respondem por 37% dessas notificações.

Através da vacinação, é possível prevenir as formas graves da doença, especialmente a tuberculose disseminada e a meningite tuberculosa. Somente em 2022, foram 78 mil novos casos de tuberculose no país – um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior. “Esses números mostram a importância de seguir o calendário vacinal e proteger nossas crianças”, explica Ariani.

Cuidado especializado

Com um investimento do Governo do Estado de mais de R$ 17 milhões entre obras e equipamentos, a Maternidade Frei Justo Venture possui 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. Além disso, o espaço também conta com serviços de urgência e emergência, exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *