O Hospital Estadual 2 de Julho implantou, por meio do Núcleo de Qualidade, sistema interno para notificação de eventos adversos.

Em funcionamento desde o início de dezembro, a ferramenta é de fundamental importância para gerir e guiar as ações do Núcleo de Segurança do Paciente.

Para treinar a equipe quanto ao uso do sistema, foi realizada a primeira etapa do curso multidisciplinar de notificação de eventos adversos, concluída na última quinta-feira (28).

A capacitação aconteceu in loco, contemplando as enfermarias, Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) e setores administrativos.

Na implantação do sistema, foi elaborado e disponibilizado um formulário digital, que pode ser facilmente acessado pela rede do hospital para a realização dos registros de notificação, que ajudam a detectar problemas através do relato feito pelos próprios colaboradores.

A ação tem o objetivo de prevenir incidentes e garantir a melhoria contínua na assistência.

“O sistema de notificação de eventos adversos, criado pelo Núcleo de Qualidade, é uma ferramenta de coleta e aprendizado organizacional, para melhora do processo de trabalho e do cuidado”, afirma Caetano Jr., enfermeiro de Educação Continuada do hospital.

Além das notificações vindas da equipe multidisciplinar, os integrantes do Núcleo de Segurança podem adotar estratégias de busca ativa de eventos adversos, como uma maneira de identificar padrões e modos de falha.

O treinamento abordou o monitoramento dos incidentes relacionados à assistência à saúde, ferramentas e tecnologias no registro de eventos adversos, melhorando, assim, a confiabilidade e a segurança do paciente.

O assunto é tão importante que segue recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), essencial para a gestão de riscos nas instituições.

“Isso pressupõe o aprendizado com as falhas e a prevenção de novos incidentes relacionados à assistência de saúde com o comprometimento institucional e a disseminação dos conceitos com toda a equipe”, destaca Caetano Jr.

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