O número de casos de Dengue tem aumentado de forma considerável em toda a Bahia. Dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que 272 municípios baianos estão em estado de epidemia de Dengue, registrando mais de 73.310 casos prováveis da doença até o dia 21 de março de 2024.

Localizada na Chapada Diamantina, a cidade de Seabra também encontra-se em epidemia da doença, o que fez com que o Hospital Regional da Chapada (HRC), unidade da Sesab gerida pela Fundação Fabamed, reforçasse o atendimento para casos mais graves da doença. Por se tratar de uma doença viral, o tratamento da Dengue leve é focado no alívio dos sintomas, por meio de prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso, tendo o atendimento feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entretanto, como explica a clínica-geral do Hospital Regional da Chapada, Luísa Lima, os casos de maior gravidade precisam de um acompanhamento intensivo e até mesmo de internamento.

“Pacientes com dor abdominal intensa, sangramento gengival e vômitos intensos devem procurar atendimento no hospital mais próximo para definir a melhor conduta a ser tomada”, afirma a médica. Diretor-médico do Hospital Regional da Chapada, Carlos Holtz ressalta que a unidade está preparada para acolher e garantir a assistência para as vítimas da Dengue. “Temos investido na preparação da equipe para o diagnóstico preciso e ágil da Dengue, dando início a hidratação intensa imediatamente após a chegada desse paciente.

O HRC conta com infraestrutura de ponta e equipe preparada para auxiliar os pacientes de Seabra e os demais municípios da Chapada nessa luta”, garante.Com perfil assistencial de hospital geral, o HRC possui 110 leitos, sendo 10 de UTI, e é referência para os municípios da região, oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar capacitada e equipamentos de ponta, o que garante um atendimento de excelência para toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *