Moradora do povoado de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim, a aposentada Cleonice Araújo completou 100 anos no período em que esteve internada no Hospital Dom Antônio Monteiro, para tratar uma pneumonia. Para comemorar a data mais que especial, a equipe assistencial da unidade gerida pela Fundação Fabamed se uniu em prol de um objetivo: proporcional um aniversário mais que especial para dona Cleonice, como explica a coordenadora de enfermagem do Dom Antônio Monteiro, Tatiane Santos. “Dona Cleonice deu entrada na unidade no dia 16, com diagnóstico de pneumonia, que nós conseguimos vencer. Hoje, no dia da alta médica, descobrimos que ela completaria 100 anos e resolvemos fazer uma pequena comemoração repleta de carinho. Ela mostrou uma incrível força e resiliência durante sua recuperação e, agora, retorna para o distrito de Tijuaçu para comemorar com a família e amigos”, conta a coordenadora. *Gestão Fabamed*Desde 2022, os moradores de Senhor do Bonfim, no centro-norte baiano, contam com um atendimento diferenciado no Hospital Municipal Dom Monteiro. Desde que a Fabamed assumiu a operação dos 88 leitos do hospital, a unidade da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim passou por diversas melhorias na infraestrutura, incremento no quadro de profissionais e reforço nos investimentos — o que refletiu diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população do município e região.O Hospital Dom Antônio Monteiro faz parte do Complexo de Saúde que ainda conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na unidade hospitalar, são atendidos casos de média e alta complexidade nas especialidades de clínica médica, ortopedia, pediatria, cirurgia geral e obstetrícia. Além disso, o Hospital Dom Antônio Monteiro oferta leitos de UTI, exames laboratoriais e serviços de bioimagem como raio-x, tomografia e eletrocardiograma.

Em mais uma grande ação, o Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Barra, oeste baiano, realizaram em fevereiro, mais um mutirão de cirurgias de catarata, com o objetivo de ampliar a assistência oftalmológica.

A ação avaliada pelos pacientes como um sucesso contou com total apoio da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão em Saúde – Fabamed que disponibilizou serviços de saúde e toda a estrutura do Hospital Ana Mariani.

Na primeira fase foram realizadas: 311 cirurgias de catarata, 192 pterígio, 242 yag laser (limpeza de lente), as quais foram realizadas com total segurança para pacientes devido ao comprometimento de todos os envolvidos nesta ação.

A Secretária de Saúde do município Eugênia Camandaroba Chagas avaliou a ação positiva, sinalizando que alcançou um número significativo de pessoas que precisavam desse atendimento.

“A quarta edição do mutirão de oftalmologia foi sucesso mostrando um número expressivo de procedimentos cirúrgicos realizados. Agradecemos imensamente ao Governo do Estado, a Fabamed, através da equipe do Hospital Ana Mariani e nossos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o presidente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues, cada ação promovida pelo Governo da Bahia e Prefeitura revelam o cuidado e a atenção com a assistência de qualidade à população.

“Quando há um envolvimento de todos, o sucesso é garantido e a população é beneficiada; e isso aconteceu no mutirão de oftalmologia. Nós da Fabamed sempre estaremos apoiando e realizando ações efetivas na Saúde porque nossa missão é o cuidado ao paciente”, garantiu Rodrigues.

Avaliação Positiva:

Sonia Maria de Oliveira realizou cirurgia de catarata. Ela afirma que a cirugia foi bem sucedida e é uma felicidade voltar a enxergar bem.

“Agradeço a todos os profissionais que estão aqui neste mutirão. Já fiz a cirurgia de catarata e estou muito bem, esse mutirão é muito bom porque ajuda muita gente”.