A importância da segurança do paciente foi tema de uma capacitação promovida pela direção do Hospital de Jaguaquara, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, gerida pela Fundação Fabamed.

Coordenada pela gerente da Educação Permanente, Juciane Guimarães, a ação teve como objetivo conscientizar sobre a adoção de práticas seguras nos serviços de saúde.

“A segurança do paciente é iniciada quando ele dá entrada na unidade hospitalar e tem seu cadastro realizado, a partir daí é garantir que o prontuário seja claro, legível e coerente, ter atenção com a medicação e garantir que o paciente seja tratado com segurança. Importante destacar que, a segurança do paciente envolve práticas e estudos que buscam reduzir ou eliminar os riscos de causar danos durante o tratamento, então precisamos manter nossa equipe atualizada com capacitações e orientações de como adotar medidas de segurança com nossos pacientes”, ressaltou.

Juciane ressalta que a segurança do paciente abrange uma série de medidas e práticas, incluindo a correta identificação, a comunicação eficaz entre os membros da equipe de saúde, a prevenção de infecções hospitalares, o uso adequado de medicamentos, entre outros aspectos.

“A nossa capacitação visou sensibilizar os técnicos e enfermeiros sobre a importância de adotar práticas seguras em seu dia a dia, bem como a verificação da identidade do paciente antes de administrar medicamentos ou realizar procedimentos. Além disso, a capacitação incluiu a orientação sobre como lidar com situações de emergência e como prevenir erros que possam comprometer a segurança do paciente”, completa a diretora operacional da unidade, Flávia Leite.

Classificado como unidade de médio porte, o Hospital de Jaguaquara tem 54 leitos e oferece ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento de urgência e emergência, adulto e pediátrico. A unidade ainda é referência nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, urologia, angiologia e ginecologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *