O período em que Maria Antonella esteve internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM), em Senhor do Bonfim, jamais será esquecido por Ariela Cavalcante, mãe da pequena. Natural da cidade de Paulo Afonso, no norte do estado, Maria Antonella precisou ser transferida para a unidade gerida pela Fundação Fabamed em meados de maio, após apresentar quadro de convulsão.

No local, mãe e bebê encontraram acolhimento e assistência humanizada que garantiram momentos como o que Maria Antonella pôde, finalmente, voltar a usar os lacinhos aos quais estava acostumada desde o nascimento. Para viabilizar o desejo da mãe da pequena, a equipe de enfermagem do Dom Monteiro resolveu produzir, com materiais permitidos para a área da UTI, os lacinhos que Antonella e outras bebês internadas passariam a usar.

“As mamães sempre pedem para levar laços e tiaras para as meninas e, como não é permitido por conta do risco de contaminação, nós improvisamos os laços com material hospitalar. Fizemos os laços e pintamos de cor de rosa. A mamãe da Antonella ficou muito emocionada. Foi um gesto de amor e cuidado, coisas tão simples para nós profissionais, mas que deixam marcas nos pacientes e familiares”, comenta a coordenadora de enfermagem da UTI neonatal, Roberta Olímpio.

Investimento assegura assistência

O atendimento da pequena Maria Antonella foi possível graças ao investimento do Governo da Bahia na saúde da região. Em 2023, a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, esteve no Hospital Dom Antônio Monteiro para realizar a entrega de 23 novos leitos e equipamentos que ampliaram a assistência prestada pela unidade. Ao todo, o investimento do Governo Estadual é superior a R$ 7,8 milhões.

Com a entrega, a unidade passou a ofertar 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, serviço que, até então, não era oferecido, além de 10 leitos clínicos adultos de retaguarda, que entrarão em operação imediata. Também entram em operação nesta terça-feira mais 8 leitos de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo) e Canguru (UCINCa).

A coordenadora de enfermagem da UTI neonatal explica que, com infraestrutura de ponta, a unidade realiza exames como ecocardiograma e ultrassonografia, além de contar com cirurgiões pediátricos à disposição.

“Nosso atendimento é humanizado e visa o acolhimento não apenas de cada recém-nascido, mas também dos pais. Os profissionais de saúde estão aptos para realizar todo apoio ao RN e à família para fortalecer o vínculo afetivo de mãe e filho, mesmo em condições de internação neonatal. Esse excelente suporte oferecido nos possibilita um atendimento de excelência para estes pequenos pacientes, mas que demonstram diariamente uma vontade enorme de viver”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *